Estudo das características físicas e naturais do país
Banhado pelo oceano Atlântico, o país encontra-se dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro- Oeste, Sudeste e Sul. E, por conta disso, ocorre a divisão em 26 estados e um Distrito Federal. O local com maior densidade populacional é a região Sudeste. Por outro lado, a região Centro –Oeste é a menos populosa e não dispõe de faixa litorânea.
Regiões do Brasil
Como já citamos, o país é separado em cinco áreas. Essa divisão leva em consideração os aspectos sociais, naturais e econômicos de cada um.
Norte
- Zona da Mata: se estende do Rio Grande do Norte até o Sul da Bahia. Seu clima é tropical úmido, com chuvas irregulares nos meses de abril a julho. A economia gira em torno do cultivo de cacau, extração de petróleo e produção da cana-de-açúcar.
- Sertão: percorre quase todo o território baiano. Com clima semiárido, enfrenta grandes períodos de escassez de chuva. Por isso seu solo é seco e a caatinga vegetação dominante, pois são resistentes. As principais fontes de renda estão na lavoura de algodão e de fibra longa, além do plantio de frutas, como manga, mamão e uva.
- Agreste: é a área entre a Zona da Mata e o Sertão. O clima e vegetação são iguais a do Sertão, sendo uma pequena parte estruturada por brejos. O cultivo de feijão, verduras e a criação de gado são as fontes econômicas dessa sub-região.
- Meio-Norte: consegue abranger o sertão e a Amazônia. Com clima tropical, no verão a temperatura atinge até mais de 40 graus. A vegetação nativa é o Cerrado, sendo o manejo de soja uma das principais fontes de renda.
A agropecuária compõe a maior parte da economia local, especialmente a produção de soja, milho, café e carne bovina. Além disso, em Goiás, estão instaladas indústrias farmacêuticas, automobilística e madeireiras de grande e pequeno porte.
Já a economia é composta por uma larga produção do setor terciário, contribuindo com a metade do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Com grande número de mão de obra, a região é destaque na produção de laranja, cana-de-açúcar e milho, além da extração petrolífera e do pré-sal na bacia de Campos.
Sobressai a vegetação de Mata de Araucárias ou Pinhais nas partes mais elevadas, Mata Atlântica em maior parte da Serra do Mar e de campos (Pampas) no restante das áreas. Por conta dos desmatamentos, infelizmente, pouco sobrou da Mata de Araucárias.
A economia funciona de acordo com atividades agrícolas, destacando-se a criação de porcos, gado, produção de soja, milho e feijão, além da indústria metalúrgica, têxtil e a automobilística.
Geografia do Brasil: clima
Grande parte do território nacional situa-se nas zonas de baixas latitudes, entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. Em função disso, o clima brasileiro é quente e úmido.
Por conta da sua extensão, a geografia do Brasil possui 6 tipos diferentes de clima. Veja quais são:
Geografia do Brasil: vegetação
Como já citado acima, o Brasil é coberto pelos mais diversos tipos de vegetação. Elas ocupam 60% do território nacional e variam de acordo com o clima, altitude e localização. Os principais tipos de vegetação brasileira são:
Amazônia
Identificada como a maior floresta tropical do mundo, ocupa 49% das terras brasileiras. Apesar da sua diversidade, ela é basicamente dividida em 3 tipos: matas de igapó, as de terra firme e de várzea.
As matas de igapó ficam inundadas pelas constantes chuvas, por isso a vegetação precisa ser compatível à umidade. A vitória régia, por exemplo, é uma delas. As de terra firme são aquelas que estão próximas aos rios, mas não sofrem inundações.
As árvores são de grande porte e servem de matéria- prima para o extrativismo, sendo as principais espécies a castanheira e o guaraná. Já as matas de várzea também são encontradas perto de rios, mas sofrem inundações periódicas. As seringueiras pertencem a esse tipo de bioma. A bacia hidrográfica amazônica também é a maior do globo terrestre, sendo o seu principal o Amazonas.
Vegetação adaptada à escassez de água (xerófita) e aridez do solo, típica do semiárido nordestino. Dependendo das condições de umidade do solo, a caatinga pode se assemelhar a uma mata, com árvores cheias de folhas, já que no inverno elas as perdem para minimizar a transpiração e evitar a perda de água armazenada.
A vegetação dominante é a de savana, com árvores baixas, galhos retorcidos, folhas grossas, raízes profundas. Todas essas propriedades servem para captar águas subterrâneas.
Bacias Hidrografias do Brasil
Dentro da geografia do Brasil, as bacias são responsáveis pelo armazenamento das águas vindas das chuvas, rios, riachos e seus afluentes. A Amazônica, por exemplo, fornece os 20% de água doce líquida encontrada no planeta Terra.
Geografia do Brasil: relevo

Serra da Borborema, exemplo de planalto brasileiro (Foto: Wikimedia Commons)
O relevo brasileiro formou-se a partir das ações de intemperismo, união de eventos físicos e químicos que transformam a composição das rochas, e de erosões. As formas predominantes são os planaltos, planícies e depressões.
Planaltos
Nenhum comentário:
Postar um comentário